domingo, 8 de março de 2009

Artesian Bread In Five Minutes a Day





Ora aqui esta o meu paozinho,tirei a receita da nossa querida Manuela do blog Delicias e Companhia,quando vistei o blog,disse-me para mim e desta vez que vou cozer pao!!E ficaram lindos e saborosos!

6 ½ copos de farinha de trigo
3 copos de água morna
1 ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
1 ½ colher (sopa) de sal grosso
farinha de milho para polvilhar q.b.

Num recipiente de plástico grande, misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau e tape o recipiente. Deixe a massa descansar 2 horas e guarde-a tapada no frigorífico (esta pode conservar-se até 15 dias no frio).
Quando decidir fazer o seu pão, retire o recipiente do frigorífico, e com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte com uma faca. Volte a guardar o que restou para usar duma próxima vez.
Com o pedaço da massa que retirou, com as mãos enfarinhadas, dê-lhe a forma duma bola dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela.

Deixe repousar, à temperatura ambiente, durante pelo menos 40 minutos, numa superfície polvilhada com a farinha de milho (deixei repousar já no tabuleiro que levei ao forno).
Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura.
Pré-aqueça o forno e coloque no fundo do mesmo um tabuleiro com água a ferver, para que o pão coza com vapor.

Coloque o pão no forno bem quente e deixe cozer durante aproximadamente 30 minutos.

5 comentários:

anna disse...

adoro pão e este tem um aspecto.....divino.beijinho

Manuela © disse...

É tão fácil, não é?
Os teus ficaram lindos e cresceram bastante! Temos padeira :)
Este fim de semana fiz com mistura de farinhas: Farinha de trigo, farinha integral e centeio, ficaram muito bons e com o miolo muito aberto, mas não me cresceram tanto, acho que o meu forno não anda aquecer muito bem... está a precisar de reforma.

xinxa disse...

ola, fatusca!!
daki e a marlene, tenho k agradecer por me dar a conhecer este lado culinario, estou no ceu... aconselho a kalker pessoa k gosta de pao, k experimente esta receita, e delicioso e tao facil de fazer mas o mais importante e pode ficar no figorifico por 15 dias.
muito obrigada pelas dicas k me deu
jokinhas, Mar (xinxa)

xinxa disse...

ola, fatima.
daki e a marlene, gostaria de te agradecer por me dares a conhecer este lado culinario, esta receita de pao e maravilhosa e eu k adoro pao!!! agora ate tenho mais tempo para mim, uma vez k a massa pode ficar no frio ate 15 dias, estou mm feliz por teres partilhado este blog cmg. muitissimo bigada, jokinhas Mar (xinxa)

fatusca disse...

Ola Marlene ,obrigada pela visitinha,agora fico a espera de poder visitar tambem o teu blog:)

Beijokas